terça-feira, 2 de março de 2010

LISTER STORM - 1999



Este é o 1º desenho da última votação, do mês passado.

Trata-se do famoso carro de turismos das classes GT, carro este que inicialmente foi pensado para comercialização, mas devido ao seu elevado preço, saiu de circulação, mantendo-se nas corridas.

Até há pouco tempo era o carro de 4 lugares mais rápido do mundo, sendo batido pelo Brabus Rocket.

Clicar no poster.

7 comentários:

Chaparral disse...

Bela carreira teve no FIA GT, em 1999 conseguia poles, em 2000, com a saida dos Chrysler Viper da Oreca, vencia corridas e foi campeão com os pilotos Jamie Campbell-Walter/Julian Bailey, em 2001 e 2002, não conseguiu bater o Viper da Larbre, em 2003 o Lister Storm começa a ser um carro um pouco obsoleto e com a entrada dos Ferrari 550 e dos Saleen, foi dificil obter bons resultados, em 2004, a mesma história, agora com os Ferrari 575 GTC a juntarem-se à equação, penso que 2005 foi o ultimo ano em competição. A equipa tinha uma piloto: Liz Halliday.

Em Le Mans, só o Lister Storm GTL é que pode competir, porque de facto o Lister Storm depois desse não pode competir, a equipa inscrevia os carros, mas o ACO rejeitou a entrada, penso que não havia modelos construídos suficientes para poder correr em La Sarthe :(

Foi uma pena, um excelente carro, com um motor Jaguar V12 aberto a 60º, de 7.0 litros, não me lembro da potência em cavalos...não interessa!

Desenho fixe, provavelmente foste inspirado no Lister Storm de Donington ou de Zolder 1999.

P.S.: Em Zolder 1999, havia um Lister com uma decoração inacreditável, parecia metalizado, foi o carro nº34 de Mike Hezemans/David Hart. Não sei se viste esse carro, mas é muito bom em decoração!

Tony Costa disse...

Não podiamos ter aqui melhor explicação, Chaparral !

Era para ter desenhado o Lister Preto/acizentado, não sei se foi esse a que te referes, mas como este tem umas cores mais vivas, optei por este.

Mas até tinha uma curiosidade neste carro, e por tua causa já sei mais alguma coisa sobre ele !

Abraço Chapa

Chaparral disse...

Sim, foi esse Lister que eu referi!

Mas foi uma boa escolha, nada mau!

Fast disse...

Não foi um Lister (ou mais) que estiveram no Estoril há-de haver um par de anos? Creio que também vieram até cá em corridas do campeonato FIA GT e deram espectáculo, mesmo que o modelo já estesse em final de carreira!

Um bom desenho e uma boa história da viatura...

Chaparral disse...

Fast:

Houve corridas do FIA GT no Estoril, aqui vão os resultados dos Listers que participaram:

2000:

1º- carro nº14 (Julian Bailey/Jamie Campbell-Walter)
9º- carro nº15 (Peter Hardman/Nicolaus Springer/Philippe Favre) este evento teve apenas 23 voltas

2001:

2º- carro nº1 (Tom Coronel/Jamie Campbell-Walter)
10º- carro nº2 (Julian Bailey/Nicolaus Springer)

2002:

3º- carro nº14 (Jamie Campbell-Walter/Nicolaus Springer)
21º- carro nº15 (Bobby Verdon-Roe/David Warnock/Ian McKellar)

2003:

Nenhum dos 4 Listers terminou

carro nº6 (Creation Autosportif) (Bobby Verdon-Roe/Marco Zadra) - 3 voltas
carro nº 14 (Jamie Campbell-Walter/Nathan Kinch) - 38 voltas
carro nº15 (Andrea Piccini/David Sterckx) - 49 voltas
carro nº19 (Creation Autosportif) não começou a corrida (Jean-Marc Gounon/Paul Knapfield)

Tony Costa disse...

Obrigado pessoal, pela história relatava por aqui, só valoriza aqui o nosso conhecimento!

Fast disse...

Boa lembrança, caro Chaparral...
Deve ter sido em 2003 que os vi no Estoril, mas a esta distância temporal já não me recordava bem...