quinta-feira, 4 de março de 2010
RENAULT A442 - 1975
Mais um desenho, este é o 2º da votação dos leitores do mês transacto.
Trat-se do histórico vencedor de Le Mans, o Alpine A442, esta a versão B onde Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud venceram a edição de 1978, à 3ª tentativa deste modelo totalmente Francês, com pilotos, chassis e motor franceses.
Foi a 1ª vez que tal aconteceu, dando lugar às aventuras na F1.
Neste modelo correram inúmeros pilotos de F1 franceses ( e não só ) e este carro tinha a particularidade do seu vidro, arredondado, acrílico ter criado claustrofobia em muitos dos seus pilotos, ainda pra mais tendo o motor logo atrás, gerando imensas dificuldades para os seus pilotos. Dava 8 km/h a mais devido a ser muito arredondado, e em Mulsanne o carro atingiu os 380 km/h, sendo até hoje a maior velocidade de ponta de um carro desportivo da Renault.
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6 comentários:
Um destes modelos já o vi, no Estoril, no intervalo das corridas ligadas à World Series da Renault!
Fantástico, como se pode ver, quer no design, quer nos resultados. (Ainda para mais, Pironi estava no seu primeiro ano da Tyrrell e com a vitória em Le Mans pensei logo que não seria um vulgar piloto na F.1, o que foi verdadeiro).
Excelente lembrança esta do Renault!
Em 1978, foi o último ano em que a Renault se serviu do nome Alpine em competição, e não podia ser um ano mais glorioso!
Aqui está um pouco de história da edição de 1978:
Durante os treinos, Jacky Ickx bateu o recorde da pista de Le Mans, melhorando 3 segundos o anterior recorde naquele perímetro. O segundo era Patrick Depailler, a mais de 7 segundos de diferença.
No dia seguinte, as diferenças foram muito menores, com o Porsche 936 nº5 a fazer 3:27 e o Renault A443 a fazer 3:28.
O início da corrida foi marcado por um bom arranque dos Renaults, porque Ickx foi às boxes por causa de um problema com o acelerador, e pouco depois parou novamente para solucionar o problema. Jabouille liderava mas começavam os problemas: o carro nº1 teve vibrações devido às pastilhas de travões, mas a Porsche também teve a sua dose de problemas. Ao cair da noite, o Renault nº1 era primeiro, o nº3 abandonou e o nº 4 perdeu mais de 30 minutos devido a um problema com um carreto da caixa, problema esse que também se deu no Porsche nº5.
Durante a manhã, o Alpine A443 bateu as botas, por isso Jabouille foi apoiar os pilotos do carro nº4.
A ordem era: Renault nº2 em 1º, Porsche nº6 e 7 em segundo e terceiro, respectivamente. Essa foi a ordem com que a corrida terminou.
Pela 3ª vez na história da corrida, a barreira dos 5000km foi ultrapassada e Gérard Larousse viu o seu objectivo concluído e a equipa rumou à F1.
Especificações do motor do Renault A442: Motor V6 da Gordini com 1997cc com 2 turbos Garrett, 500cv de potência às 9900 rpm. é preciso dizer mais alguma coisa desta máquina estrondosa?
Boa ilustração!
Belo "histórico" da Renault. E o ponto de vista com que o desenhaste está excelente.
Bom trabalho, acho mesmo que dos melhores que já vi por aqui no site. Parabéns e prego a fundo nos desenhos.
Abraço, Mário
Mt bom , e com estas cores da renault ainda favorece mais , ktgw . mid
Muito obrigado cambada, pelas excelentes informações que colocaram aqui deste modelo.
Com a promessa de que o trabalho irá continuar, apesar do tempo que tenho tido ( pouco ).
Abraços a todos.
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