domingo, 21 de março de 2010

FORD P68 - 1968



Mais um desenho, este de um Race-car dos anos 60, daqueles que eram inguiáveis, tal era a potência e a sua instabilidade de condução.
Trata-se do Ford P68, um carro muito veloz, que superava facilmente os 350 km/h, muito acima dos F1 da época.

Mas era extremamente instavel, com pouco Downforce e aerodinamica deficiente para segurar o carro na pista.

Quem souber algo mais sobre este carro interessante, pode comentar aqui.

Clicar no desenho.

5 comentários:

Fast disse...

Incrível este desenho. É dos tais que não se distingue do original.

Quanto ao modelo, o que se pode dizer mais sobre o seu historial?

Tony Costa disse...

Pois, eu também faço essa mesma pergunta aos experts da matéria, pois só o conheci a partir do momento que o desenhei, Fast.

Chaparral disse...

Este carro competiu nos 1000km de Brands Hatch em 1968, e em outras corridas nesse ano, e fez duas em 1969, mas em todas, desistiu.

Ainda assim, era um carro pouco manobrável, a fazer lembrar a instabilidade que o Porsche 917 tinha...

Foi também o 1º carro a utilizar o motor Ford Cosworth DFV, e as diferenças de estética entre o carro de 1968 e o de 1969 (o Ford F3L P69) são algumas, porque o modelo de 1969 tinha umas asas traseiras a fazer lembrar o Chaparral 2E, 2F, etc.

Poucos se lembrariam de desenhar este carro, por isso parabéns!!

Tony Costa disse...

...ou até o Ford GT40, pelo que sei, era extremamente difícil de manter em pista! Ou o Shelby Cobra.

Chaparral disse...

Sim, os primeiros Ford GT40 com o bloco de 4.2L, eram muito instáveis em linha recta (Le Mans - Mulsanne/Hunaudiéres), mas a versão de 1965 já tinha melhorias estéticas (Ford GT40 Mk II), etc.

Quanto aos Shelby Cobra, não sei de nada...