quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

LOLA T260 - 1971




Este desenho foi uma sugestão que achei interessante do MITS, que há umas semanas atrás colocou um artigo muito interessante no AUTOSPORT sobre este LOLA T260.

Este modelo competiu nas famosas CAM AM, e a sua primeira época a de 1971 teve desde logo algum sucesso - 2 vitórias e 2 poles, e um dos maiores pilotos de sempre da F1 ao volante - Sir Jackie Stewart.
Logo na corrida de estreia, mesmo com os Mclarens a ocuparem a 1ª linha, o Lola t260 liderava a corrida desde uma soberba largada e só não venceu a mesma por problemas de fuga de óleo.

Deixo-vos aqui o espaço para contarem mais histórias deste estranho carro de corrida.

Clicar no poster.

6 comentários:

Fast disse...

Desconhecia esta área de intervenção do piloto escocês nessa altura, algo que post no Autosport se encarregou de esclarecer!

De certeza também que mais 'histórias' existem sobre este modelo e os pilotos que lhe tomaram o 'pulso'. Vamos lá ver o que aparece...
(Áh, excelente desenho...)

Tony Costa disse...

Já somos 2.

Só conheci este bicharoco por causa desse mesmo artigo do mestre Mits.

...e já lá vamos conhecendo alguns super-carros do antigo campeonato CAM AM.

ac disse...

FIXE. Mesmo muito fixe! Pela minha parte, muito obrigado. Fica aqui o link do artigo sobre o LOLA T 260 no Fórum AS, com os respectivos comentários:

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/80346

Tony Costa disse...

Obrigado Mestre Mits. Realmente eu poodia ter colocado o link, lol.

Um abraço

Bruno Rafael disse...

A "elefante grávida", como lhe chamava o Jackie Stewart.

Este carro, apesar de ter vencido 2 corridas, não foi considerado um sucesso, antes pelo contrário. Os Maclaren venceram as restantes 8 corridas do campeonato.

A ideia original era fazer um carro que produzisse pouco arrasto e que se comportasse como uma bala. Era muito rápido em recta, mas quando chegava às curvas era "um ver se te avias" e contrataram o Jackie Stewart para conduzi-lo, pois achavam que o seu talento seria o suficiente para controlar o carro em curva.

A asa que aparece na foto e no teu desenho, surgiu já nas últimas corridas desse ano, para tentar compensar a falta de aderência em curva, mas não resultou lá muito bem.

Em 1972 e 73 o carro continuou no campeonato, com outras configurações de asas traseiras e decorações, nas mãos de privados.

Mais um bom desenho!
Abraço
Bruno

Tony Costa disse...

Grande ajuda, Bruno.
E logo com Jackie, que era um tipo muito cuidadoso com a segurança...

Abraço