terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

WM PEUGEOT P88 - 1988



Este desenho foi escolhido para colocar aqui por ser de um carro que ficou conhecido por ter sido o mais rápido de todos os tempos em Le Mans, mas apenas em recta...
Trata-se do protótipo da Peugeot - o P88, que chegou aos 407 km/h em Mulsanne!
Tinha 950 cv de Potencia, um motor V6, 2 propulsores Garrett Turbo e um motor 3,0L.
Le "Objectif 400" é como se chamava o projecto deste Peugeot, com linhas bem fluídas.

Um carro com muita história, aqui desenhado.
Clicar no poster.

6 comentários:

Fast disse...

Belíssimo, sem dúvida, quase não se distinguindo o original do desenho apresentado.

Já agora e para quem conheça mais deste modelo, quais foram os resultados gerais desta viatura?

Tony Costa disse...

Por aquilo que sei Fast, o carro só serviu mesmo para bater o record de velocidade de Le Mans'88, pois não tinham quaisquer outros objectivos. E conseguiram.
Uns dizem 405 km/h, outros 407, sinceramente já nem sei...

Anónimo disse...

Uma boa escolha pa desenho . MiDrIdEr

Bruno Rafael disse...

Pelo que sei em relação a este, o objectivo era mesmo só o recorde.

A Michelin desenvolveu, até, pneus especiais, mais estreitos para reduzir o arrasto. Acho que foi cerca das 3 ou 4 horas de corrida que a equipa tapou as entradas dos radiadores para ajudar aínda mais a aerodinâmica.

Obviamente, pouco depois de baterem o recorde, o motor sobreaqueceu e partiu. Acho que o carro abandonou junto à curva de Indianapolis (ou então abandonou aí em 1989 e estou a confundir lol).

Já agora não sei se conhecem uma revista inglesa chamada MOTORSPORT MAGAZINE, tem sempre bons artigos sobre os bons velhos tempos da F1, Le Mans, Indy etc. No site deles há um PodCast mensal sobre o desporto automóvel (ou seja 95% F1) muito interessante.

Mais um belo carro Tony.

Abraço
Bruno

Chaparral disse...

De facto, os engenheiros da WM repararam que o carro tinha uma aerodinâmica excelente, por isso decidiram tapar as entradas de ar do carro, e com pneus especiais da Michelin, foi possível fazer 407 km/h.

Obviamente, o motor sobreaqueceu ao fim de poucas horas. Não foi vergonha nenhuma para a Peugeot, vamos lá ver, o motor não tinha nenhuma lufada de ar fresco!

Tony Costa disse...

Eu sinceramente acho que este protótipo foi uma rampa de lançamento para o bem sucedido 905 que venceu Le Mans, poucos anos depois.