segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SUNOCO PORSCHE 917-30 - 1973



Este desenho é um pedido do Bruno Rafael, um dos grandes cartoonistas que conheço ( o link do blog dele está ao lado )e que escolheu este fabuloso Porsche 917-30, patrocinado por inteiro pela SUNOCO.

Este modelo participou na CAM AM de 1973, limpando literalmente a concorrencia.
Desenvolvido por Roger Penske e liderado por Mark Donohue ao volante, venceu o campeonato em 1972 e 1973.

Este protótipo foi o carro de corrida mais potente de todos os tempos, um motor V12 com 5,0 L e a debitar, imaginem, 1580 CV !!!!!

Clicar no poster.

7 comentários:

Chaparral disse...

Com este brilho nas cores do carro parece que ele ganhou mais alma...

Já agora, não era um V12 de 5.0 ltrs., mas era um Flat-12 de 5.4 ltrs. :D

Este carro nas mãos de Mark Donohue em 1975, na oval de Talladega, conseguiu bater na altura o recorde de velocidade média num circuito fechado, uma semana depois, Donohue teve o seu acidente fatal no Österreichring, muita pena....

Pra mim, é um bom tributo ao Mark!

Speeder_76 disse...

Na altura, esse carro foi apelidado de "Can-Am Killer". De facto, era um monstro, que fora "transladado" para os Estados Unidos, depois da FIA ter proíbido os carros de 5 Litros da Endurance, em 1971. Daí este modelo ter ganho uma segunda vida, dois anos depois da sua estreia oficial.

Laser: Bom Ano Novo!

Tony Costa disse...

Obrigado Chaparral.

Aquele carro levantava voo, a avaliar pelo que aconteceu em Road Atlanta, onde teve um acidente e partiu uma perna.
Um carro terrivelmente instavel.

Obrigado Speeder. Para ti também, um 2010 repleto de bom trabalho e tudo o mais.
Aqueles americanos eram completamente doidos. Esse carro era uma autêntica bomba-relógio, o Donuhue se não tivesse morrido na F1, era no "seu" Porsche, pois aquilo era impresionantemente perigoso, pelas descrições da época.

Bruno Rafael disse...

Ora cá está ele! Muito bom!!! Como disse o Chaparral, com estas cores vivas parece que ganhou mais alma. Obrigado!!!! =)

Este carro, em modo de qualificação tinha cerca de 1100HP e os engenheiros da Porsche, se fosse necessário, podiam dar-lhe 1500HP se fosse necessário, com uns apertos aqui e outros ali. eheh! O carro patinava as rodas em 4ª a fundo, tal era a potência descomunal que tinha. Juntamante com o Chaparral 2J, este define o espirito Can-Am sem regras, que infelizmente foi perdido e hoje em dia temos carros, que em cada categoria, são basicamente iguais e sem grande originalidade...

O Mark Donohue por acaso não levantou vôo com este, mas sim com o 917-10 de 1972. Com o 917-30 ele venceu 6 das 8 corridas de 1973.

Grande Abraço
e Obrigado!

Tony Costa disse...

Ora só tenho que tirar o chapéu aos vossos reparos. Pensava que tinha sido com este modelo que ele tinha levantado voo.

Seja como for, já sei muito mais sobre este maravilhoso carro, graças a vocês.

Um grande abraço Rafa !

ac disse...

Belíssimo Porche este e com uma história impressionante.

Tony Costa disse...

Sem dúvida Mits.

Nunca pensei que este carro tivesse tido tanta história como teve.

Nesse campeonato CAM AM, tem lá muita obra prima.