domingo, 6 de dezembro de 2009

CHAPARRAL 2J - 1970



Este desenho deve ser o mais estranho que alguma vez fiz. Estava a desenhar uma máquina de lavar? Não. Era o CHAPARRAL 2J, o mais estranho dos carros de corrida que jamais existiu.

Debitava 700 cv, com uma caixa automática de 3 velocidades e que participou no campeonato CAN AM SERIES.

Este carro tinha a particularidade da sua traseira e de ter um arrasto esplêndido, pois "sugava" todo o ar debaixo do carro e tinha um downforce impressionante, e que lhe dava vantagem que muitas vezes se situava em 2 e 3 segundos sobre o adversário mais próximo.

Porém, não terminava corridas, pois tinha imensas avarias, mas em todo o caso era um carro insuprável, até que foi banido da competição por reclamação de outras equipas.

Mais tarde, na F1, a Brabham utilizou sistema idêntico, mas igualmente banido.

No blog BONECOS DO BRUNO ( clicar ao lado nos links ) tem a versão cartoon, espectacular desse Chaparral 2J. Recmendo a visita ao Blog dele.

Clicar no poster.

7 comentários:

Fast disse...

Este modelo do Chaparral, se bem me lembro, foi também reproduzido em miniatura. Não creio que fosse realizado pela Matchbox ou pela Corgitoys, mas tenho ideia de o ver em miniatura, nas mãos dos 'mais abonados' lá do bairro...

Enfim, já lá vai algum tempo, mas a marca despertava sempre interesse, não só pelo design arrojado, mas também pela impressionahte velocidade que tinha.

Boa lembrança e belo desenho...

Anónimo disse...

Mix tonix :D

Granda forgão ai mais nada ..
Continua puto, tens jeito, boa sorte nisso :)

Abraço

Rui LOOL xD

Chaparral disse...

Só tenho 1 palavra: FENOMENAL!!!!!

Este desenho é uma criação que nos deixa a pensar sobre a grande evolução tecnológica que este carro libertou e não admira que a Brabham se tenha lembrado disso :)

Há quem diga que eles nunca copiaram o modelo 2J, mas isso ninguém sabe!

Abraço

ac disse...

Ahhhhh, fantástico, especialmente o desenho da traseira! ac/mit650

Tony Costa disse...

Só vos digo, meus amigos - nunca desenhei uma coisa tão esquisita...

Mas é um histórico e nunca vi nada igual.

Bruno Rafael disse...

Ora bem, cá está ele! Muito bom Tony!
Um dos meus carros favoritos de sempre e um dos mais feios (embora, se tivesse ganho alguma corrida se tornasse num dos mais binitos) LoL!

Pormenor: a imagem tem muito mais impacto com o fundo preto do blog do que com o fundo branco do poster. É um PNG com transparência, eu sei, mas esta, definitivamente, fica muito melhor com o fundo preto ;)

Abraço
Continua!

Tony Costa disse...

O teu Cartoon tá espectacular, Bruno.

Que carro mítico, eu já o tinha visto na net, mas nunca tinha olhado para ele com olhos de ver, e quando percebi que era um carro...apeteceu logo faze-lo!..

Quanto ao fundo...o fundo escuro era definitivamente melhor...

Abraço Bruno