segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FERRARI 312 PB - 1971



Este desenho é um pedido do MITS, que brilhantemente se lembrou deste carro que conhecia muito vagamente - o Ferrari 312 PB, de 1971 que participou no World Sportscar Championship, e que venceu na época de 1972.

Este modelo veio substituir o 512M, que estava constantemente a ser batido pelos Porsche 911, e até a Penske se aliou à Porsche para disputar o campeonato CAM AM, aniquilando o 512. Por isso surgiu este 312 PB, muito mais leve e compacto.

O 312 PB teve um motor boxer baseado do seu carro de F1, com um motor semlhante, de baixa gravidade, mas com um sistema de arrfecimento diferente dos Porsche.
Porém, não venceu em 1971, mas colheu importantes ensinamentos para 1972, em que venceu todas as corridas do ao, mas em que também só competia com os Alfa.

Notáveis pilotos de F1 conduziram este carro - Mário Andretti, e Jacky Ickx ( o modelo do desenho ), Ronnie Peterson, Clay Regazzoni, Arturo Merzario, e até José Carlos Pace já o testou.

Espero que gostes Mits.
Clicar no poster.

3 comentários:

ac disse...

Lindo Laser! LINDO! Grazie tanta! Abraço!

Aqui fica o link para o meu 312 PB da Solido:

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/43998

Tony Costa disse...

Obrigado Mits.

Já estive a ver o link de Fevereiro de 2008 eheheh.

Belo carro Mits, desconhecia quase por completo.

Abraço

Fast disse...

Bem ... Ferrari é Ferrari e fica tudo dito!

Quanto à época em que foi produzido, provavelmente, terá sido uma das melhores em que essa ´maquina'mostrou o que valia. Bons tempos ...