domingo, 20 de dezembro de 2009

BMW M1 - 1978



2º desenho da última série de votações.

É o famosíssimo M1, único modelo da BMW com motor central, um carro de corrida capaz de chegar aos 850 cv de potência !!!

Este modelo serviu de base no início dos anos 80 a pilotos de F1, pois existia um campeonato extra-F1 que incluia pilotos residentes e outros que eventualmente podiam entrar. Os carros eram todos iguais e vimos Lauda, Piquet, Regazzoni, entre outros a competirem em corridas à parte no PROCAR M1 CHAMPIONSHIP.
Lauda vence a edição de 1979 e Piquet a de 1980, extinguindo-se esse campeonato, e assim os M1 competiam apenas em campeonatos nacionais de alguns países.

Desenhado por Giugiaro, é considerado um dos grande carros de corrida dos anos 70.

Clicar no poster.

4 comentários:

Chaparral disse...

Penso que o 1º piloto a ganhar uma corrida Procar foi o Elio de Angelis, em Zolder. Era, pelos vistos, uma competição bastante interessante porque os motores eram praticamente iguais (+1 ou 2 cc's mas não havia grande diferença).

Bom desenho

Fast disse...

Ainda me lembro das corridas da série Procar e de alguns pilotos de F.1 estarem 'receosos' do volume do seu B.M.W., especialmente no traçado do Mónaco!

Um B.M.W. dos mais lindos que foram concebidos pela marca alemã! (Aliás,sendo alemão, só podia ter 'alta' qualidade)!

ac disse...

Este foi um dos BM´s mais interessantes de sempre (ou não tivesse traço de Giugiaro)e também mais "brutais". Como diz o fast também me lembro das corridas Procar e até de umas Piquetzadas! Belo carro, belo desenho (andas a produzir muito).
Aproveito e mando um grande abraço natalício para ti, mestre Laser.(ac/mits)

Tony Costa disse...

Esse campeonato já não é bem do meu tempo, pois nessa altura tinha 5 ou 6 anos, mas devia ser bem interessante.

Obrigado a vós, companheiros, pela apreciação do desenho.