segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
SUNOCO PORSCHE 917-30 - 1973
Este desenho é um pedido do Bruno Rafael, um dos grandes cartoonistas que conheço ( o link do blog dele está ao lado )e que escolheu este fabuloso Porsche 917-30, patrocinado por inteiro pela SUNOCO.
Este modelo participou na CAM AM de 1973, limpando literalmente a concorrencia.
Desenvolvido por Roger Penske e liderado por Mark Donohue ao volante, venceu o campeonato em 1972 e 1973.
Este protótipo foi o carro de corrida mais potente de todos os tempos, um motor V12 com 5,0 L e a debitar, imaginem, 1580 CV !!!!!
Clicar no poster.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Com este brilho nas cores do carro parece que ele ganhou mais alma...
Já agora, não era um V12 de 5.0 ltrs., mas era um Flat-12 de 5.4 ltrs. :D
Este carro nas mãos de Mark Donohue em 1975, na oval de Talladega, conseguiu bater na altura o recorde de velocidade média num circuito fechado, uma semana depois, Donohue teve o seu acidente fatal no Österreichring, muita pena....
Pra mim, é um bom tributo ao Mark!
Na altura, esse carro foi apelidado de "Can-Am Killer". De facto, era um monstro, que fora "transladado" para os Estados Unidos, depois da FIA ter proíbido os carros de 5 Litros da Endurance, em 1971. Daí este modelo ter ganho uma segunda vida, dois anos depois da sua estreia oficial.
Laser: Bom Ano Novo!
Obrigado Chaparral.
Aquele carro levantava voo, a avaliar pelo que aconteceu em Road Atlanta, onde teve um acidente e partiu uma perna.
Um carro terrivelmente instavel.
Obrigado Speeder. Para ti também, um 2010 repleto de bom trabalho e tudo o mais.
Aqueles americanos eram completamente doidos. Esse carro era uma autêntica bomba-relógio, o Donuhue se não tivesse morrido na F1, era no "seu" Porsche, pois aquilo era impresionantemente perigoso, pelas descrições da época.
Ora cá está ele! Muito bom!!! Como disse o Chaparral, com estas cores vivas parece que ganhou mais alma. Obrigado!!!! =)
Este carro, em modo de qualificação tinha cerca de 1100HP e os engenheiros da Porsche, se fosse necessário, podiam dar-lhe 1500HP se fosse necessário, com uns apertos aqui e outros ali. eheh! O carro patinava as rodas em 4ª a fundo, tal era a potência descomunal que tinha. Juntamante com o Chaparral 2J, este define o espirito Can-Am sem regras, que infelizmente foi perdido e hoje em dia temos carros, que em cada categoria, são basicamente iguais e sem grande originalidade...
O Mark Donohue por acaso não levantou vôo com este, mas sim com o 917-10 de 1972. Com o 917-30 ele venceu 6 das 8 corridas de 1973.
Grande Abraço
e Obrigado!
Ora só tenho que tirar o chapéu aos vossos reparos. Pensava que tinha sido com este modelo que ele tinha levantado voo.
Seja como for, já sei muito mais sobre este maravilhoso carro, graças a vocês.
Um grande abraço Rafa !
Belíssimo Porche este e com uma história impressionante.
Sem dúvida Mits.
Nunca pensei que este carro tivesse tido tanta história como teve.
Nesse campeonato CAM AM, tem lá muita obra prima.
Enviar um comentário